Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.
Colheita do feijão 2ª safra, quais os cuidados necessários?
Os técnicos do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater) enfatizam a importância de adotar boas práticas agronômicas na operação de colheita do feijão segunda safra, que se concentra neste período do ano. “O manejo correto da colheita assegura qualidade para o consumo da população”, afirma o engenheiro agrônomo Germano Kusdra, coordenador de sistemas de produção de feijão e cereais de inverno do IDR-Paraná.
A preocupação é o uso de dessecantes e a qualidade do produto final. Se a lavoura chega nessa fase em boas condições para a colheita, o agricultor utiliza menos agrotóxico e economiza, “mas se opta por fazer a dessecação, é preciso tomar alguns cuidados”, acrescenta Kusdra. A dessecação proporciona benefícios como a uniformidade de maturação e a possibilidade de escalonar e até de antecipar a colheita quando há previsão de chuvas, aponta Kusdra.
Cuidados
Os produtores que decidem pela dessecação, Kusdra lembra que é fundamental o acompanhamento e orientação de um engenheiro agrônomo para verificar o estágio de desenvolvimento da planta e as condições do tempo antes de iniciar a operação.
“Sob temperaturas elevadas e baixa umidade, pode haver alto índice de grãos quebrados, o que diminui a qualidade do produto, seja para consumo, seja para produção de semente”, explica. Outro cuidado imprescindível, alerta Kusdra, é a observação do intervalo de segurança entre a aplicação e a colheita, para evitar resíduos de defensivos agrícolas nos grãos a serem comercializados. Kusdra recomenda ainda o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) em todas as etapas de uso dos agrotóxicos, do preparo da calda até a limpeza dos equipamentos de pulverização após as aplicações.
Fonte: Agrolink
Aumente o alcance de suas negociações de forma:
Se você produz ou origina grãos faça parte desta comunidade: