Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.
Embrapa faz pesquisas com novas linhagens de arroz irrigado
A Embrapa Roraima vem conduzindo pesquisas com novas linhagens de Arroz irrigado no campo experimental da várzea. Os experimentos de campo com a cultura do Arroz Irrigado para Roraima abrangem desde a fase mais inicial do processo de seleção de cultivares até a fase final com Ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCUs), que são necessários para o registro e proteção da cultivar junto ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O trabalho de pesquisa é desenvolvido em rede de ensaios em todo o país pela Embrapa, por meio do Projeto MelhorArroz. O objetivo do projeto é realizar uma programação de pesquisa com testes de novas linhagens para geração/recomendação de novas cultivares.
Em média, são avaliadas cerca de 300 novas linhagens a cada ano com o objetivo de maiores produtividades (10.000 kg/ha ou mais), melhor qualidade de grãos para a indústria e para os consumidores (tipo Premium), além de resistência às principais doenças. Paralelamente, as melhores cultivares lançadas são, em parte, também utilizadas para incorporação da característica de tolerância à herbicidas para uso principalmente em áreas já infestadas por plantas daninhas, em especial o arroz vermelho e capim arroz.
Nesta pesquisa já foram e estão sendo obtidas novas cultivares que poderão ser utilizadas nos sistemas de produção de arroz irrigado em Roraima. A cultivar BRS Pampeira, já está em uso por produtores de Roraima, mas existem outras como as BRS Catiana, BRS A 704, BRS A 702 CL (com tolerância a herbicida), BRS A 706 CL (com tolerância a herbicida), que poderão também vir a serem utilizadas.
De acordo com o pesquisador Dr. Antônio Carlos Centeno Cordeiro, coordenador da pesquisa e que trabalha com melhoramento genético na cultura do arroz, a Embrapa já recomendou para uso a BRS Pampeira. Vale ressaltar que sementes dessas cultivares estão sendo produzidas por produtores licenciados, cujas empresas estão no Estado do Tocantins e no Rio Grande do Sul.
Via Embrapa
Aumente o alcance de suas negociações de forma:
Se você produz ou origina grãos faça parte desta comunidade: