Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.
Feijão Caupi teve recordes em exportação na safra 2021/22
O feijão-caupi tem vários nomes populares. Alguns dos mais usados são: feijão-macassa e feijão-de-corda, na região Nordeste; feijão-de-praia, feijão-da-colônia e feijão-de-estrada, na região Norte; feijão-miúdo, na região Sul.
Além desses nomes, há um tipo de grão que tem o tegumento branco com um grande halo preto, que é chamado de feijão-fradinho nos estados de Sergipe, Bahia e Rio de Janeiro. O feijão-fradinho é o preferido para o preparo do acarajé, comida típica do Estado da Bahia, conhecida em todo o Brasil.
De acordo com a Embrapa, a classificação cientificamente aceita é que o feijão-caupi é uma planta Dicotyledonea, da ordem Fabales, família Fabaceae, subfamília Faboideae.
Mas de onde veio essa cultura que conquistou os brasileiros?
O Feijão-caupi é uma cultura originada da África e foi trazida pelos portugueses. A partir da Bahia, o feijão-caupi foi disseminado por todo o País. No Piauí, um estado que foi colonizado do sertão, certamente era mais intenso da comunicação e do cultivo, em 1697 houve uma intensa cultura do feijão-caupi, principalmente na região Nordeste e da região Nordeste para todo o País.
O feijão- caupi teve recorde de exportação na safra de 2021/22
Segundo informações do 7° Levantamento da safra de grãos 2021/22 do Conab, as exportações de feijão em 2021 foram recordes, fechando o ano em 240,4 mil toneladas. O Mato Grosso é o estado responsável pela quase totalidade das exportações de feijão-caupi (tipo de grão exportado pelo país).
Destaca-se a substituição do vigna unguiculata por algumas variedades de maior valor agregado, tais como: azuqui, mungo-verde, rajado, bico de ouro, vermelho, jalo, entre outras, uma vez que as duas primeiras contribuíram com praticamente metade das exportações em 2020. A cotação do dólar tornou o produto bem competitivo, mas a área a ser semeada acabou perdendo espaço para a cultura do milho.
Fonte: Embrapa Centro-Norte e Conab
NOVIDADE! Agora você pode negociar feijão-caupi também no eBarn App
Baixe o app agora, crie a sua conta e venha negociar em tempo real tudo na palma de sua mão.
Aumente o alcance de suas negociações de forma:
Se você produz ou origina grãos faça parte desta comunidade: