Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.
O que esperar do preço de compra e venda de arroz na safra 2021/22
De acordo com o Conab, a safra brasileira de arroz deverá apresentar, na temporada 2021/22, redução de 3% na área plantada em comparação à safra anterior, atingindo 1.629,2 mil hectares, enquanto a produção passará a atingir 10.695,4 mil toneladas, uma redução de 9,1% em relação à safra 2020/21.
A área de arroz irrigado é estimada em 1.302,1 mil hectares. Quanto ao arroz de sequeiro, a previsão é de redução de área em 12,5% em relação à safra 2020/21, estimada em 327,1 mil hectares. No final de abril, 100% das lavouras já tinham sido semeadas no país e 87,4% da safra nacional colhida.
Mais especificamente sobre a produtividade, após um clima extremamente favorável na última safra, o cenário de anormalidade climática identificado na safra 2021/22, resultado do fenômeno La Niña, acarreta em intensa queda da produtividade. Sobre a área, a boa perspectiva de rentabilidade das culturas concorrentes por área e a elevação dos preços dos insumos resultaram em retração do cultivo da cultura.
Mas o que esperar da comercialização da safra de arroz?
Especificamente sobre o quadro de oferta e demanda do arroz, neste sétimo levantamento, não houve importantes alterações dos números apresentados no sexto levantamento em relação à safra 2021/22, com exceção apenas do ameno reajuste para cima da produção. Sobre a balança comercial, para as exportações, a perspectiva é que haja incremento do volume comercializado para 1,3 milhão de toneladas, com leve viés de valorização do mercado orizícola internacional e a alta demanda dos principais países importadores. Para as importações, estima-se uma estabilidade do volume em 1 milhão de toneladas. Como resultado, projeta-se um cenário de diminuição dos estoques finais da cultura do arroz, totalizando um montante de 2,1 milhões de toneladas em dezembro de 2022.
Fonte: Conab
Aumente o alcance de suas negociações de forma:
Se você produz ou origina grãos faça parte desta comunidade: